2.1.05

1986


O Rock nacional se fortalecia nos anos 80, algumas bandas já haviam gravado e estouravam nas rádios de todo o país, como Legião Urbana, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, RPM, BLITZ entre outros.
Todas essas bandas compunham o cast de grandes gravadoras como EMI Music, Som Livre CBS e detinham um espaço significativo no cenário roqueiro brasileiro.
Diante disso gravadora Polygram ainda não tinha um representante do rock nacional naquele cenário promissor, foi aí que aconteceu o contrato com o Capital Inicial numa grande aposta de sucesso.
O álbum de estréia, "Capital Inicial", que tem o apelido de 'O estilingue', foi lançado em julho de 1986, pela PolyGram, e já chegou causando polêmica. A faixa "Veraneio Vascaína", feita em 1980, foi censurada porque falava da veraneio da polícia "toda pintada de preto,/ branco, cinza e vermelho / com números do lado/ e dentro dois ou três tarados / assassinos armados/ uniformizados".
No entanto, o selo de "venda proibida a menores de 18 anos" na contra capa do LP só ajudou a projetar a banda mais ainda em todo o País. Ainda mais quando "Música Urbana" foi incluída na trilha da novela 'Roda de Fogo', da Rede Globo. O Capital ganhou seu primeiro Disco de Ouro e "Leve Desespero", "Fátima" e "Psicopata" transformaram-se em hits. No aniversário de Brasília, apesar de proibida a execução pública de "Veraneio Vascaína", a música foi incluída no show e 25 mil pessoas vibraram em frente ao Congresso Nacional.